MOSTRA DE MÍMICA CONTEMPORÂNEA
Com atividades diversas, espetáculos, oficinas, palestras, publicação e fóruns, a Mostra tem a característica de ser multidisciplinar, atuando em várias frentes para distintos públicos-alvos; com a apresentação de espetáculos diferenciados atingimos o grande público, que terá a oportunidade de conhecer mais sobre a produção da Mímica Contemporânea, também auxiliando aos profissionais desta área a ganhar mais visibilidade e promover a Mímica como forma estética. Já os workshops, encontros e palestras possibilitam aos iniciantes e profissionais das artes cênicas que ainda não entraram em contato com esta técnica, conhecer diferentes abordagens estéticas e novas possibilidades de treinamento, além de possibilitar àqueles que já buscam seu fazer teatral por esse meio um canal de ampliação de seu conhecimento. Pela publicação impressa e virtual promovemos a documentação e os registros históricos destes conhecimentos e seus artistas. A mostra em si é um grande espaço que possibilita o intercâmbio entre profissionais atuantes, promovendo o encontro de diversas linhas estéticas, ampliando os horizontes destes artistas e das artes cênicas no Brasil. ----------- (clique aqui para abrir o artigo)
Pré-Mostra: Colóquio Pyndorama
- a devoração do corpo - 2008


Vejas os vídeos:









I Mostra de Mímica Contemporânea - 2009


Primeiro evento do gênero realizado no Brasil, (molstra focada na MCD) a mostra reuniu profissionais especialistas em Mímica Corporal Dramática e artistas que desenvolvem pesquisas correlatas a esta linguagem, bem como também abriu diálogos filosóficos sobre a mímese dentro da arte (com a palestra do Prof. Dr. Paulo Henrique, da USJT) e a diálogos, atitudes e propostas da arte contemporânea (com a palestra da Profa. Dra. Lenira Rengel, da UFBA) e dialogou com o público interessado em geral sobre o contexto histórico e os novos rumos da Mímica.
Com atividades dispostas em três semanas, houve seis dias de palestras, realizadas no Espaço Cultural Pyndorama e sete workshops, exposição iconográfica e a estréia do espetáculo “Abstrações” (ANGATU) realizados na Oficina Cultural Oswald de Andrade, além de atividade convidada no Estúdio Lusco Fusco. Além destas atividades, durante a mostra foi lançado o primeiro caderno do Projeto Mímicas, primeira publicação em língua portuguesa especializada na área, com artigos de pesquisadores brasileiros e traduções, inclusive o artigo especialmente escrito para esta edição da artista francesa Corinne Soum, uma das últimas duas assistentes de Etienne Decroux.



II Mostra de Mímica Contemporânea - 2010


Nesta edição, a Mostra organizada anualmente pelo Projeto Mímicas - Angatu (projeto permanente sediado em São Paulo), integralmente realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, reuniu e concebeu materiais de apoio a respeito da Mímica Contemporânea, que permitem a continuidade de pesquisas e estudos (destinados principalmente a estudantes e público em geral), que perdurem mesmo após a sua finalização.
Com o tema “Caminhos, Perspectivas e Diálogos da Criação”, a mostra trouxe a participação de profissionais de diferentes áreas, tais como: Dança, Semiótica e Filosofia, como a Profa. Dra. Helena Katz (PUC-SP e crítica de dança do jornal O Estado de São Paulo), o Professor, autor e diretor Thomas Leabhart (Pomona College – Califórnia – EUA), Prof. Dr. Alfredo de Carvalho (UNEAL/AL/PB), entre outros, com encontros entre profissionais que propiciaram questionamentos e desdobramentos de novos conceitos, possibilidades e necessidades de comunicação entre as linguagens.
Os espetáculos apresentados foram obras inéditas, outras já premiadas, nacionais e internacionais, de grande qualidade técnica e artística, além do lançamento do segundo número “Caderno do Projeto Mímicas”, publicação impressa, especializada na linguagem.
Todas as atividades tiveram acesso gratuito ao público em geral.

III Mostra de Mímica Contemporânea -2011



Com a terceira edição da “Mostra de Mímica Contemporânea”, o Projeto Mímicas fecha o primeiro ciclo sobre a obra de Étienne Decroux, um artista que se dedicou plenamente à poética do cotidiano e ao estudo do movimento como atitude fundamental da humanidade. Este ciclo se iniciou com o estudo de seu legado, conceitos estéticos e históricos seguindo para reflexões interdisciplinares sobre caminhos e perspectivas e, neste ano em que a morte de Étienne Decroux completa vinte anos, conclui-se com uma análise a respeito das trajetórias, caminhos e diálogos da Mímica Corporal Dramática, durante estas duas últimas décadas e homenageando o artista francês conhecido como o “Pai da Mímica Moderna”, desenvolvedor da Mímica Corporal Dramática
Todas as atividades da Mostra foram gratuitas e aconteceram na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro – SP)
INTERCÂMBIO - ATIVIDADE PRÉ-MOSTRA GRATUITA! (Parceria Aliança francesa)
Workshop: Uma pontuação para o corpo
Coord.: Luis Torreão (Hippocampe – França)
Conferência-demonstração: A Mímica Corporal, a ciência da composição
Coord.: Luis Torreão (Hippocampe – França)
ESSA MOSTRA TEVE COMO CONVIDADA INTERNACIONAL MARISE FLACH (PICOLLO TEATRO DE MILANO)

IV Mostra de Mímica Contemporânea


Com o tema “Criação e Pesquisa”, a IV Mostra de Mímica Contemporânea propôs diálogos entre distintos artistas e pesquisadores das artes, com foco na pesquisa cênica corporal, sobre os elos entre estas diferentes possibilidades e a Mímica.As ações se concentraram em dez dias, em diferentes horários, com o intuito de abranger necessidades e públicos variados.
Compreendendo a criação e a pesquisa da Mímica Contemporânea como o conjunto de diálogos em torno de elementos conceituais, estéticos, humanos, sociais e físicos, incluindo a utilização e apropriação de espaços, as apresentações e intervenções artísticas, Jam, espetáculos e performances ocorreram em instalações em espaços internos e externos da arquitetura da O.C. Oswald de Andrade, além de utilizações variadas do espaço cênico do Teatro anexo à Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Mais uma vez, recebemos público de diferentes estados brasileiros, tais como: Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e também de Lima (Peru). Alguns retornando pelo segundo ano, afirmando a mostra como um importante espaço para formação, troca de ideias, experimentação e veiculação de trabalhos.
A partir da escolha deste tema, a produção da mostra dedicou esta realização à memória da artista, pesquisadora, professora, autora e colaboradora Laura Kiehl Lucci, por toda parceria realizada nas edições anteriores e seu precioso legado, resultante de suas pesquisas sobre a Mímica Contemporânea, especialmente a Mímica Corporal Dramática desenvolvida por Etienne Decroux.
Convidados como Denise Namura, Neide Neves, Charles Yuri, Bru Palmieri, Bruno Duarte, além de ministrar workshops e participar do colóquio, iniciaram uma parceria com o Projeto Mímicas (realizador da mostra) para futuras ações artísticas.
Atividades:
1 Sarau
4 Apresentações de espetáculos nacionais
1 Apresentação de espetáculo estrangeiro (Chile)
1 Colóquio
7 Workshops nacionais
1 Workshop estrangeiro (Chile)
1 Performance nacional
1 Performance estrangeira (Líbano)
1 JAM
Profissionais convidados participantes:
Prof. Dr. Eduardo Coutinho (USP e Grupo Refinaria de Theatro)
Profa. Dra. Neide Neves (PUC-SP / Comunicação e Artes do Corpo)
Denise Namura (Cie. à fleur de peau / França)
Michael Bugdahn (Cie. à fleur de peau / França)
Chantal Mailhac (Líbano)
Bruno Duarte (Gestos Sonoros)
Bru Palmieri (Londres/São Paulo)
Charles Yuri (São Paulo)
Dyego Stefann (Grupo Penumbra – CE)
Convidados especiais:
Marcya Harco (Cia. Lúdica / São Paulo)
Gabriel Guimard (Cia. Megamini / São Paulo)
Leandro Calado (Cia. Mimicalado)
Fernando Vieira (SP)
Cléber França (SP)
Grupos Convidados Participantes:
Mimus – Companhia de Teatro (BA)
La EscenaFísica (Chile)
Grupo Refinaria de Theatro (SP)
Colectivo Él Sótano (RS)
Grupo Sonhus – Teatro Ritual (GO)
Grupo Gestos Sonoros (SP)


V Mostra de Mímica Contemporânea - 2013
I CORPO BIENAL -2012


A “V Mostra de Mímica Contemporânea e I Corpo Bienal” se fixa na agenda da cidade de São Paulo como um evento regular, trazendo todo os anos espetáculos abertos para o público em geral como também encontros teóricos para artistas e pesquisadores e workshops para os que querem conhecer ou realizar essa forma de criação teatral, onde o movimento do corpo é mais importante do que as palavras.
Acontecendo este ano no Teatro Commune na Rua da Consolação com o apoio institucional do edital Iberescena, a Mostra terá preços populares e atividades gratuitas, e está de portas abertas a todos que queiram apreciar, conhecer, praticar ou discutir o teatro corporal Este ano, além de grupos do Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre e, México, a Mostra convidou para residência a companhia Chilena EscenaFísica, com um espetáculo, várias performances e um workshop para os que queiram conhecer o processo de criação desta companhia, que é conhecida seu trabalho arrojado e de vanguarda.


VI Mostra de Mímica Contemporânea - 2021




A Mostra nesse ano aconteceu de forma remota (on-line) devido a pandemia e foi financiada pela Lei Aldir Blanc, teve a participação de 48 artistas de diversos grupos e estados, apresentando cenas de seus trabalhos, e participando de conversas e mesas redondas pela plataforma Zoom, além de 7 workshops, tudo 100% gratuito, com oficinas, encontros virtuais, noite de performances.
Provavelmente este tenha sido o maior evento de mímica já realizado no Brasil em número de participantes. Reunindo artistas de gerações diferentes, foi o primeiro encontro dessa magnitude já realizado, e esperamos que seja somente o primeiro de vários outros!
Provavelmente este tenha sido o maior evento de mímica já realizado no Brasil em número de participantes. Reunindo artistas de gerações diferentes, foi o primeiro encontro dessa magnitude já realizado, e esperamos que seja somente o primeiro de vários outros!